Oliver Sax: “Não tenho tempo para o sem importância”

Em 30 de agosto de 2015, o excelente neuropsicólogo e escritor Oliver Sax morreu em Nova York. Alguns meses atrás, ele descobriu que era a quarta etapa do câncer e, em fevereiro, ele escreveu um ensaio para o New York Times, no qual olha para sua vida e resume seus resultados.

“Há um mês, eu me senti bastante saudável, ainda excelentemente saudável. Tenho 81 anos e ainda nado 1,5 km. Mas as reservas da minha sorte estavam esgotadas – há algumas semanas, várias metástases foram encontradas no meu fígado. Nove anos atrás, os médicos diagnosticaram um tipo raro de tumor nos meus olhos, olhos de melanoma. Passei por quimioterapia e irradiação a laser e, como resultado, cegou um olho. Esses tumores raramente dão metástases, eu acabou sendo entre dois por cento dos azarados.

Sou grato pelos nove anos de boa saúde e trabalho frutífero doado para mim, mas agora estou de cara à morte. O câncer capturou um terço do meu fígado e, embora seu avanço possa ser retardado, é esse tipo de câncer que não pode ser interrompido.

Agora só depende de mim como vou viver os meses que ficaram para mim. Eu tenho que tentar o meu melhor para viver – o

mais saturado possível, profundo, produtivamente. Nesse caminho, sou inspirado pelas palavras de um dos meus filósofos favoritos, David Home. Tendo aprendido aos 65 anos que ele estava mortalmente doente, Huma escreveu uma curta expressão de autobiografia em abril de 1776 em abril de 1776. Ele a intitulou “minha vida”.

“Eu não duvido mais da minha ambulância”, ele escreveu. – Minha doença quase não me causou sofrimento, mas, ainda mais surpreendente, eu, independentemente da abordagem da morte, não sofro de uma pausa do espírito por um minuto. Eu mantenho o mesmo zelo no trabalho e também me diverti na companhia de amigos “.

Eu tive muita sorte de ter vivido até 80 anos e 15 anos me atribuídos por Sessenta e cinco também estavam cheios de trabalho e amor. Durante esse período, publiquei cinco livros e escrevi uma autobiografia (desde várias páginas do humano) – ela será lançada nesta primavera;Eu tenho quase mais alguns livros.

Hume continua: “Eu … um homem de temperamento manso, uma natureza uniforme, sincera, generosa e alegre humor, capaz de devoção e pouco predisposto para obter inimigos, sou caracterizado pela moderação em todos os meus hobbies”.

Aqui estamos divergindo Humah. Embora eu tenha tido a alegria de apreciar a sociedade de meus entes queridos e amigos e ódio profundo, nunca experimentei ninguém, não posso dizer (e nenhum dos que me conhece dirá) que sou uma pessoa de um temperamento manso. Pelo contrário, tenho disposição quente e frenética, entusiasmo apaixonado, e não sou extremamente restringido em todos os meus hobbies. No entanto, uma linha do ensaio de Yuma é especialmente consoante comigo: “Eu nunca me senti mais distante da vida do que agora”.

Nos últimos dias, pude ver minha vida como se de uma grande altura – como uma espécie de paisagem na qual tudo está interconectado. Isso não significa que eu perdi o interesse pela vida.

Pelo contrário, me sinto extremamente vivo e realmente quero, espero passar o tempo restante com meus amigos. Diga adeus àqueles a quem eu amo, para acrescentar o que não tive tempo de viajar, se houver força, para compreender a vida mais fundo.

Eu serei imprudente em tudo isso, direi o que penso na cara. Vou tentar colocar em ordem, consertar o que deve. Mas vou rir e me divertir também (e até fazer bobagens, por que não).

De repente, meu olhar encontrou clareza e perspectiva. Não tenho tempo para não ter importância. Eu tenho que me concentrar em mim mesmo, no meu trabalho e amigos. Eu não vou assistir notícias todas as noites. Não vou mais seguir a política e o problema do aquecimento global.

Isso não é indiferença, mas um coração de remoção ainda dói para a situação no Oriente Médio, por mudar o clima, a crescente desigualdade entre as pessoas, mas tudo isso não me preocupa mais, esses eventos pertencem ao futuro. Estou cheio de alegria quando conheço jovens talentosos – até quem me diagnosticou com metástases. Eu sei que o futuro está em boas mãos.

Nos últimos dez anos, tenho assistido com uma ansiedade cada vez maior como os colegas morrem um após o outro. Minha geração está acabando, e toda morte é dada em mim, como se estivessem arrancados uma parte de mim. Quando saímos, não haverá mais ninguém como nós, ninguém pode nos repetir, mas, por outro lado, sempre foi o caso. Quando as pessoas morrem, elas não podem ser substituídas. Eles deixam um vazio que não pode ser preenchido, porque esse é o destino de cada pessoa – o destino registrado em nossos genes e neurônios – para ser uma pessoa única, encontrar seu próprio caminho, viver sua vida única e morrer com sua morte única.

Não quero fingir que não estou com medo. Mas ainda há mais gratidão em mim do que medo. Eu amei e fui amado. Recebi muito e tentei ser generoso em resposta. Eu li livros e viajei, pensei e compartilhei meus pensamentos no papel. Eu tinha uma conexão física com o mundo, o relacionamento muito especial que surge entre o escritor e seu leitor.

O principal é que eu nasci uma criatura dotada de consciência, pensando animais em nosso belo planeta, e essa é uma grande honra e uma incrível aventura em si ””.

kelly clarkson weight loss scam features keto gummies with fake reviews here s how it works kelly clarkson weight loss scam alert keto acv gummies for weight loss and shark tank reviews new keto acv gummies beware acv keto gummies acv gummies review acv gummies reviews shark tank keto gummies update 2024 keto gummies review keto acv gummies reviews kelly clarkson keto pill revelation acv s role in her weight loss 2024 keto gummies beware keto gummies shark tank new keto gummies review keto acv gummies alert keto acv gummies reviews acv keto gummies do keto acv gummies shark tank keto acv gummies scam reviews and customer support real and honest proton keto acv gummies walmart weight loss scam oprah never endorsed proton keto acv gummies exploring kelly clarkson weight loss diet dr oz discusses ozempic or keto gummies